sexta-feira, 5 de junho de 2009

Pressão Arterial




É a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo. Ela pode ser modificada pela variação do volume ou espessura do sangue, dos batimentos cardíacos e da elasticidade dos vasos. Os estímulos hormonais e nervosos regulam a resistência sangüínea e sofrem a influência pessoal e ambiental. Níveis de pressão arterial A pressão arterial é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassar a 130 e a diastólica (mínima) for inferior a 85 mmHg. De acordo com a situação clínica, recomenda-se que as medidas sejam repetidas pelo menos em duas ou mais visitas clínicas. No quadro abaixo, vemos as variações da pressão arterial normal e hipertensão em adultos maiores de 18 anos em mmHg:

Pressão arterial alta é aquela de 140/90 mmHg ou mais. Há dois níveis de hipertensão: Estágio 1 e Estágio 2. Categorias para níveis de pressão arterial em adultos* (em mmHg, milímetros de mercúrio):



*Para maiores de 18 anos que:
• Não estão tomando remédios para pressão alta.
• Não estão sofrendo uma doença séria de curto-prazo.
• Não têm outras condições como diabetes e doença nos rins.
A incidência de pressão arterial alta é observada em relação a:
Idade e Sexo: A pressão alta é mais comum nos homens do que nas mulheres, e em pessoas de idade mais avançada do que nos jovens. Genética: Pessoas com antecedentes familiares de hipertensão têm maior predisposição a sofrer da mesma.
Estresse e Excesso de peso (obesidade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário